Confira dicas e estratégias para se tornar referência
Você já parou para pensar como anda a sua imagem e marca pessoal? Já refletiu como as pessoas e o mercado o enxergam como pessoa e como profissional?
Se você ainda não parou para pensar nesse assunto, saiba que isso tem muita relação com o sucesso das suas relações, tanto pessoais como profissionais.
Investir na sua marca e imagem pessoal é extremamente importante para você impulsionar a sua carreira e melhorar a sua relação interpessoal. E é isso que iremos abordar neste post.
Você é a sua própria marca
O que poucas pessoas não percebem é que no mundo corporativo, a imagem e reputação de um indivíduo contam muito em termos de projeção profissional.
Entender isso é um ponto fundamental para criar estratégias adequadas e assim promover a sua marca pessoal, como acontece com as grandes empresas.
Dessa forma, quem deseja se destacar no campo pessoal e profissional precisa perceber os seus pontos fortes e melhorar as falhas que causam percepções negativas.
No entanto, é importante saber que não existe uma fórmula exata e que mesmo os maiores especialistas de diversas áreas levaram tempo para acertar o tom da sua marca pessoal.
Tenha em mente que uma marca pessoal às vezes precisa passar por mudanças, assim como uma marca comercial. Isso faz parte da evolução de qualquer negócio, e como individuo, não poderia ser diferente.
Personal Branding: A importância da marca pessoal
Estabelecer um posicionamento único e memorável é algo que muitos profissionais desejam. No entanto, poucos se preocupam com esse detalhe.
Se você ainda não se deu conta da importância do personal branding, abaixo listamos alguns dos benefícios que uma marca pessoal forte pode proporcionar.
Aumenta a visibilidade
Um dos maiores benefícios de uma marca pessoal forte certamente está no aumento da visibilidade
Deixar claro os seus pontos fortes e fazer isso ser reconhecido é um meio de chamar a atenção para o mercado de trabalho.
Por isso, investir no marketing pessoal é essencial para quem deseja sempre estar em evidência e aproveitar as melhores oportunidades no meio profissional.
Ajuda a criar autoridade
Outro ponto relevante da marca pessoal é a construção da autoridade. Ser respeitado diz muito sobre o sucesso das nossas atividades e ações.
Dessa forma, trabalhar a imagem e marca pessoal pode tornar um profissional em uma referência de valor em um determinado assunto.
Este é o ponto onde se separam os profissionais medianos daqueles que deixam a sua marca na história.
Dicas para melhorar a sua imagem profissional
Agora que já vimos um pouco sobre a importância e como o investimento em personal branding pode ser benéfico para qualquer profissional, vamos às dicas práticas e entender como melhorar a imagem profissional.
Adote um estilo único de se vestir
Nossas roupas dizem muito sobre nosso estilo pessoal e como desejamos ser vistos pelas outras pessoas.
Por isso, adote um estilo que se encaixe com o seu jeito de ser sem “forçar a barra”. Teste combinações e estabeleça peças que sejam condizentes com o seu estilo de vida.
Um modelo de sapato, de camisa ou qualquer outro acessório pode ser uma excelente opção para deixar a sua marca registrada por onde você passe. Mas lembre-se: na dúvida, aposte nos estilos clássicos.
Invista em networking estratégico
Personal brading tem muito a ver com networking, no entanto, saber criar conexões certas é uma arte que poucos dominam.
Tanto no meio profissional como no pessoal é comum termos vários tipos de amizades e contato com pessoas de diferentes perfis. No entanto, nem todas essas pessoas são estratégicas para o seu crescimento profissional.
Dessa forma, é importante “separar o joio do trigo” e estreitar as conexões que realmente são relevantes. Isso tem a ver com a identificação de oportunidades.
Outra grande dica de ouro é: seja sempre cordial e tenha algo também a oferecer às outras pessoas, caso contrário você poderá ser visto apenas como um oportunista
Tenha postura positiva
Uma das grandes características das pessoas que possuem uma marca forte é exatamente a sua forma de pensar positivamente.
Ser uma pessoa negativa só afasta as pessoas e exerce o efeito contrário em quem deseja ser visto com uma referência ou autoridade em alguma área.
Não é a toa que as pessoas mais bem sucedidas atingiram o sucesso justamente pela sua forma de pensar. Lembre-se: o pensamento gera ação e a ação conduz os resultados.
Portanto, se você tem uma postura positiva, é comum atrair coisas boas. Logo, o contrário também é verdadeiro e se você duvida, experimente conversar com essas pessoas e comprove as diferenças.
Conclusão
Investir na marca pessoal é uma excelente estratégia para quem deseja se destacar no mercado e se tornar uma referência profissional.
Entretanto, é importante tomar alguns cuidados para não cometer algumas falhas evitáveis ou perder o foco na busca por fama e exposição sem propósitos claros.
Tenha em mente que sua marca pessoal nada mais é do que uma extensão da sua real personalidade. Por isso, sem autenticidade e consistência será muito difícil sustentá-la e projetá-la de forma positiva.